sexta-feira, 1 de março de 2013

OS SACRAMENTOS - TEXTO ADAPTADO PARA CATEQUESE DE CRIANÇAS






   

TEXTO ADAPTADO PARA CATEQUESE DE CRIANÇAS

                                                OS SACRAMENTOS

A PALAVRA SACRAMENTO SIGNIFICA SINAL. Há sete sacramentos. Pelos sacramentos Jesus quer nos dar mais vida. Ele mesmo disse: “Eu vim para que todos tenham vida.”
     Sacramento  é um sinal visível da graças de Deus. São sinais concretos do amor de Deus. Por meio deles está o próprio Jesus agindo naquele momento.
    Todavia os sacramentos não são uma coisa mágica! Para que eles sejam eficazes é necessário que a pessoa aceite a ação do Espírito santo em sua vida.
    Somente a igreja católica possui os sete sacramentos e crê na eficácia deles como fonte da Graça de Deus.

                  Vejamos os sinais escolhidos por Cristo para serem na Igreja, os Sacramentos :



 1-  O  BATISMO  - Mt 28,19-2   È o princípio da vida nova. È o nascimento para a vida nova em Cristo. Segundo a vontade de Jesus ele é necessário para a salvação. Todos somos filhos de Deus, mas pelo batismo nós recebemos a bênção de Deus e aceitamos Jesus em nosso coração e como dono de nossas vidas. O Batismo prepara as crianças para viverem uma vida cristã.
     Os pais e os padrinhos tem uma missão muito importante :  a de ensinar a criança desde cedo a ser um cristão. O rito essencial do batismo consiste em mergulhar na água o candidato ou derramar água sobre sua cabeça invocando  nome da Santíssima trindade.

2-  A CRISMA    Atos 2,1-13 È  a confirmação do sacramento  do batismo. Ele é o sacramento que dá os dons do Espírito Santo e nesse momento o crismando torna-se testemunha de Jesus, assim como foi feito com os apóstolos quando Jesus lhes enviou o Espírito Santo.
A crisma é reservada para os adolescentes ou jovens,
                    Os sete principais dons do espírito santo recebidos pela crisma são : sabedoria, inteligência, conselho, fortaleza, ciência, piedade e temor ao senhor.




         

3 -EUCARISTIA - Mc 14,22





 Na eucaristia, Ele, Jesus Cristo, está realmente presente na forma de pão e vinho consagrados, recebemos o corpo de Cristo, que é a hóstia abençoada. Comungar é receber a comunhão que é a hóstia sagrada, mas isso só depois de fazer a Primeira comunhão, quando se recebe a hóstia pela primeira vez. Para isso primeiro deve se fazer o catecismo, se preparar anteriormente para este sacramento. A partir da primeira comunhão os cristãos deverão comungar sempre que possível para ter Jesus vivo em seus corações.

  4- MATRIMÔNIO         - Efésios 5,25-32   A aliança matrimonial ou casamento na Igreja faz com que um homem e uma mulher constituam entre si uma comunidade de vida e de amor. O marido e a mulher devem se amar com o mesmo amor com que Cristo amou sua igreja : até o fim, na fidelidade mais plena.
          È um sacramento indissolúvel, é a união do casal com a bênção de Deus. As alianças simbolizam a união do casal, o compromisso que eles estão aceitando de ficarem juntos em todos os momentos de suas vidas.
  5- ORDEM                         A missão própria desse sacramento consiste resumidamente em servir á comunidade em nome e na  pessoa de Cristo. Na  ordenação, os diáconos, padres e bispos recebem o poder sagrado para o serviço dos Fíeis em geral : pelo ensino, pelo culto divino e pelo governo pastoral.



                   



 6-   UNÇÃO DOS ENFERMOS   Tiago 5,14-15   Tem por finalidade conferir uma graça especial ao cristão que enfrenta dificuldades quando estão enfermos em estado grave ou idoso. Antigamente era chamado de extrema-unção, porque era dado só em estado final da vida, hoje porém, todas as vezes que um cristão cai gravemente enfermo, pode receber a santa unção.
         
  

7- PENITÊNCIA    Jô 20,22-23        
 A igreja Católica acredita que todo pecado cometido após o batismo pode ser perdoado por meio de um sacramento próprio, chamado sacramento da reconciliação, da penitência, da confissão ou da conversão, todos nós o conhecemos mais  por “confissão”.  Retornar para Deus pela penitência ou confissão implica que a pessoa se arrependa de seus pecados e não volte a cometê-los.

       O sacramento da penitência ou confissão é constituído de três atos da parte do penitente :
             - arrependimento;
             - confissão dos pecados ao sacerdote;
             - propósito de cumprir uma reparação pelas faltas e cumprir  a penitência proposta para si.

          Da parte do sacerdote temos a absolvição em nome da Santíssima Trindade. Todo padre possui o chamado “segredo de confissão”, ou seja: em hipótese nenhuma poderá revelar o pecado contado pelo penitente



UM MELHOR ENTENDIMENTO SOBRE OS SACRAMENTOS


TEXTO - BASE DE INFORMAÇÕES PARA OS CATEQUISTAS



Os Sacramentos são esses sinais comunicadores da graça divina.Por isso o cristão não pode ficar sem os Sacramentos. O Cristianismo não é apenas uma filosofia religiosa, mas é uma comunhão de vida com o próprio Deus da maneira que Ele estabeleceu, especialmente pelos Sacramentos.Todo Sacramento é um sinal, que não apenas assinala, mas que realiza o que assinala; assim, a água do Batismo indica a purificação da criança e a realiza. Os Sacramentos dão continuidade à santíssima humanidade de Cristo, que assinalava e realizava a salvação dos homens. Por isso a Igreja (Corpo de Cristo prolongado) com os sete Sacramentos formam como que “o Grande Sacramento – a ordem sacramental através do qual a vida eterna do Pai flui até cada indivíduo em particular” (E. Bettencourt).
Cada Sacramento consta de matéria (água, pão, vinho, gestos…) e forma, que são as palavras proferidas sobre a matéria, declarando o sentido da mesma: “Eu te batizo…; Isto é o meu Corpo…” Os Sacramentos são sinais visíveis porque o ser humano é formado de corpo e alma; ele passa do visível ao invisível. Aristóteles († 322 a.C.) dizia que: “Nada há no intelecto que não tenha passado pelos sentidos”. É pelos sentidos que ele aprende.Tertuliano (†220 ) dizia que: “A carne (o corpo) é o eixo da salvação. Lava-se o corpo a fim de que a alma seja purificada; unge-se o corpo a fim de que a alma seja consagrada… O corpo é nutrido pelo Corpo e Sangue de Cristo, a fim de que a alma se alimente de Deus… Não podem, pois, ser separados na recompensa, já que estão unidos nas obras da salvação” (Sobre a Ressurreição da Carne 8 PL 2, 852).
Os Sacramentos agem “ex opere operato”, quer dizer, pela força do próprio rito, independente da santidade do ministro; em outras palavras, é Cristo quem ministra todo e qualquer Sacramento, pois Ele é o único sacerdote do Novo Testamento; os demais ordenados são seus ministros, como disse S. Tomás de Aquino. Se tiverem sido validamente ordenados pela Igreja e ministrarem os sacramentos com a mesma intenção que Cristo fez, então, participam do único Sacerdócio de Cristo e sua ação é eficaz.
Todo sacramento produz dois efeitos: o caráter e a graça santificante. O caráter é uma marca, um selo espiritual que é impresso na alma do cristão pelos três Sacramentos que não podem ser repetidos: Batismo, Crisma e Ordem. Os demais sacramentos imprimem um “quase-caráter”; por exemplo, o vínculo conjugal para os validamente casados.
Esta marca significa uma pertença a Cristo, e não depende das disposições morais da pessoa que recebe o sacramento. Santo Agostinho comparava esta marca com aquela que era impressa nas ovelhas, no gado, e até nos escravos pelos seus donos. Mesmo desertado o escravo continuava com a marca para sempre. A graça santificante comunicada pelo Sacramento é a “participação na vida divina” de que falou S. Pedro (1Pe 1, 4), que a pessoa pode não receber se põe obstáculo a ela. Por exemplo, se alguém comunga em pecado grave, ou se não crê na Eucaristia, mesmo assim recebe o verdadeiro Corpo de Cristo, mas não recebe a graça. Por isso os frutos dos Sacramentos dependem do esforço de conversão da pessoa; das suas disposições interiores.
“Toda a vida litúrgica da Igreja gravita em torno do sacrifício eucarístico e dos sacramentos” (SC,6), disse o último Concílio. Há na Igreja sete sacramentos: o Batismo, a Confirmação ou Crisma, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem, o Matrimônio (cf. DS 860;1310;1601). (CIC. §1113)
Os Sacramentos encerram em si todas as graças que precisamos durante a vida para que a imagem de Cristo seja formado em nós. Nascemos de nossos pais para uma vida de sofrimentos herdada de Adão; o Batismo nos faz renascer, dando-nos uma vida nova, de filhos de Deus, herdeiros do Céu, passando pela morte e ressurreição de Cristo (Rm 6, 1-11).
Aos poucos a criança atinge a adolescência e se robustece; na vida espiritual recebe o Sacramento da  Crisma que lhe dá pelo dom do Espírito Santo, a maturidade espiritual e a força para viver e testemunhar a fé. A cada dia a vida precisa ser alimentada com o pão, mas ele não impede que a morte aconteça; então, Cristo nos dá, pela Igreja, o Pão do Céu, a Eucaristia, que é remédio e sustento para a caminhada, e que nos garante a vida eterna.
As doenças ameaçam o nosso corpo e a nossa vida terrena, também os pecados ameaçam nossa vida espiritual. Temos os remédios para a vida do corpo e Cristo nos dá, pelo Sacramento da Penitência, o remédio que cura a alma. Quando chegamos à vida adulta escolhemos a profissão e o trabalho, e nos preparamos para ele; na vida espiritual seguimos a nossa vocação, para o casamento ou para a vida religiosa. Para realizar bem esta missão Deus nos dá o Sacramento do Matrimônio e da Ordem.
No final da vida, ou na doença grave, quando o sofrimento e até a morte se aproxima, novamente Cristo nos acolhe e prepara para nos curar ou para nos preparar para o desenlace final, acompanhando-nos pelo Sacramento da Unção dos Enfermos.
Assim, os Sacramentos nos acompanham em toda a vida, a fim de que a vida espiritual não pereça, e sejamos felizes sempre na companhia de Cristo, para que possamos chegar “ao estado de homem perfeito, à medida da estatura da plenitude de Cristo” (cf. Ef 4, 13; 1Cor 2,6).
 2ª PARTE DO TEXTO :
Do Livro: OS SETE SACRAMENTOS
Prof. Felipe Aquino – www.cleofas.com.br

2 comentários: